Chamada especial: O Direito do Trabalho e a 4ª Revolução Tecnológica em Tempos de Pandemia

___________________________________________

A chamada especial da Revista da Faculdade de Direito da UnB, coordenada pelas Professoras Gabriela Neves Delgado e Renata Queiroz Dutra, com apoio do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania, da Faculdade de Direito da UnB, traz como tema guia  “O Direito do Trabalho e a 4ª Revolução Tecnológica em Tempos de Pandemia”.

O mundo do trabalho já vinha enfrentando as transformações engendradas pelo que se denominou de 4ª Revolução Tecnológica, com os desafios e as possibilidades por ela trazidos à regulação social do trabalho. O advento da Pandemia do Covid-19 aprofunda as contradições do mundo do trabalho – que passam pela constatação do aprofundamento da flexibilização trabalhista, do avanço do desemprego e da informalidade, da intensificação da precarização do trabalho em plataformas digitais e do incremento do teletrabalho – ao tempo que desafia as certezas da racionalidade neoliberal,  reposiciona o papel do Estado na lida com a questão social, e questiona os arranjos construídos na sociedade por meio da experiência do trabalho.

Pretende-se, com essa edição especial, aprofundar tais temáticas, em perspectiva crítica e interdisciplinar, com suporte numa visão humanista própria ao Direito do Trabalho constitucionalizado.

É importante ressaltar que os trabalhos devem ser submetidos por ao menos um/a pesquisador/a com a titulação de doutor. Caso o autor ainda não possua a titulação exigida, é necessário que o trabalho seja submetido em coautoria com um doutor ou pós-doutor.

Na submissão, o autor deve enviar duas versões do manuscrito. Uma deve constar o nome completo e a qualificação do/s autor/es (versão identificável) e a outra não deve constar nenhuma informação pessoal (versão não identificada).

Os artigos devem ser inéditos e devem ser escritos em, ao menos, um dos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol e francês. Igualmente, os resumos devem estar em português e inglês, e caso o texto seja escrito em espanhol ou francês, também deve conter o resumo no idioma no qual foi submetido.

Os textos devem adotar as normas estabelecidas nas Diretrizes para  autores, disponível AQUI e podem ser submetidos através da Plataforma de Periódicos da Universidade de Brasília: link para submissão.

Após a submissão, o manuscrito passará pela apreciação da Comissão e do Conselho Editorial a fim de se realizar uma avaliação prévia referente à normatização (ABNT e demais diretrizes), à adequação aos eixos temáticos e à política de plágio. Portanto, apenas o envio não assegura sua publicação.

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato via o email: revistafdunb@gmail.com

Organizadoras:

Profa. Dra. Gabriela Neves Delgado (Universidade de Brasília, UnB, Brasil)

Profa. Dra. Renata Queiroz Dutra (Universidade de Brasília, UnB, Brasil)

A submissão dos artigos deve ser realizada até 20 de junho de 2020.

Undefined