Quem somos

O site do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses (GPMT), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Antunes, nasceu a partir da existência de algumas décadas do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, vinculado ao Departamento de Sociologia do IFCH/UNICAMP e ao CNPq.

Entre os objetivos principais desta plataforma estão o de incentivar o desenvolvimento de um amplo trabalho de pesquisa (individual e coletivo), aglutinando graduandos, pós-graduandos, pós-doutorados e docentes do IFCH/UNICAMP, em colaboração com um expressivo número de professores e pesquisadores de outras universidades nacionais e internacionais.

Também queremos que o site se constitua enquanto espaço de divulgação dos eventos acadêmicos, simpósios, seminários e encontros nacionais e internacionais, palestras e conferências que estejam vinculadas as temáticas de nossas pesquisas e reflexões. Para  tanto, sempre que possível, divulgaremos os vídeos com as participações do/as pesquisadore/as do Grupo.

A publicação de livros, capítulos de livros e artigos em revistas acadêmicas especializadas, no Brasil e no exterior, é seu resultado natural, como se poderá ver na ampla produção realizada e que se encontra neste site. Como exemplo mais relevante, em termos de produção coletiva do grupo, podemos mencionar o projeto que vem resultando na publicação dos livros Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil, pela Editora Boitempo, que já tem quatro volumes publicados. Esses livros contemplam uma gama de autores do GPTM (graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos), além de autores internacionais e nacionais com os quais mantemos intercâmbio acadêmico e de pesquisa.

Página do grupo no Diretório de Grupos do CNPq.

Conselho Editorial do Site: