Lançamos o site Mundo do Trabalho

É com muita alegria que lançamos hoje esta nova ferramenta de diálogo e divulgação dos trabalhos e reflexões coletivas produzidas pelo Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses (GPMT), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Antunes.

Ele nasce após quase duas décadas de pesquisas sobre o mundo do trabalho realizadas por professores brasileiros e estrangeiros, pesquisadores de pós-doutorado, doutorado e mestrado e estudantes de graduação. Nesse período foram defendidas centenas de teses e dissertações e publicados dezenas de livros e artigos. Também foram realizadas inúmeras palestras, entrevistas e intervenções por nossos membros em diversos espaços acadêmicos e sindicais.

Com o site Mundo do Trabalho, buscaremos reunir todo esse material disponível do passado e o que produziremos a partir de agora nesta plataforma online.

O site foi planejado para ser funcional aos seus objetivos. Na página principal, temos duas grandes seções. No centro da tela divulgaremos as últimas Notícias e os textos de opinião (Blog). Na parte esquerda da página publicaremos as atividades políticas e acadêmicas vinculadas aos estudos críticos sobre o mundo do trabalho.

No Menu a esquerda, sempre fixo, pode-se percorrer as diversas seções do site. Uma das mais importantes, ainda em construção, será a seção Publicações, onde disponibilizaremos todas as teses e dissertações defendidas pelos nossos membros, além de livros, artigos e outros textos disponíveis em pdf ou formato digital.

Na Mídia divulgaremos os vídeos que queremos dar destaque. Para o lançamento de Mundo do Trabalho, por exemplo, a equipe do site realizou uma entrevista com o Prof. Ricardo Antunes sobre o seu último livro, O privilégio da servidão (Boitempo).

Por fim, na seção Membros, também em construção, o visitante terá acesso a lista de todos os membros do GPMT, com links diretos para os lattes e as suas Publicações postadas no site.

Para ajudar na difusão e no diálogo com os nossos leitores, ampliamos nossas ferramentas com uma Página no Facebook e um canal no Youtube. Convidamos todas e todos a curtirem o primeiro e se inscreverem no segundo, acompanhando-nos em cada nova publicação.

Esperamos que este site possa vir a cumprir o seu papel de difusão e produção de diálogos sobre as diversas questões problematizadas em nossos estudos críticos sobre o mundo contemporâneo. Aproveitamos para agradecer toda a equipe do Laboratório de Informática do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp por terem concretizado o layout pensado por este grupo.

Saudações,

Conselho Editorial do Site.