Um Marx a descobrir: debate com Marcello Musto e Ricardo Antunes

No bicentenário de nascimento de Karl Marx, o pesquisador italiano Marcello Musto está no Brasil para o lançamento da obra O velho Marx, biografia intelectual que analisa os anos finais e ainda pouco explorados da vida do autor de O Capital.

Na próxima sexta-feira (8/6), Musto lança o livro em São Paulo no debate "Um Marx a descobrir: antropologia, povos não-ocidentais e os caminhos que sua teoria poderia ter tomado”. O encontro contará com a participação de Ricardo Antunes e mediação de Daniela Haj Mussi.

A atividade é uma realização da Editora Boitempo em parceria com a Casa Plana e a revista CartaCapital.

Em sua passagem pelo Brasil, Marcello Musto também cumpriu agenda de atividades em Minas Gerais e Espírito Santo.

A obra está disponível no site da Boitempo.

Quem é Marcello Musto

Nasceu em Nápoles, na Itália, em 1976 e vive em Toronto, no Canadá, onde ensina teoria sociológica na York University. É doutor em filosofia e política pela Universidade de Nápoles, L’Orientale, e em filosofia pela Universidade de Nice, Sophia Antipolis. Tem dedicado-se aos estudos de marxismo, história do pensamento político, filosofia moderna e história do movimento trabalhista.

Programação de Musto no Brasil

São Paulo | 08/06 | 19h
“Um Marx a descobrir: antropologia, povos não-ocidentais e os caminhos que sua teoria poderia ter tomado”
Debate com Marcello Musto e Ricardo Antunes, mediação de Daniela Mussi
Casa Plana (Rua Fradique Coutinho, 1139. Pinheiros. São Paulo-SP)

Minas Gerais | 04/06 | 11h
Aula “A pesquisa por trás de O velho Marx”
Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Belo Horizonte-MG)

Espírito Santo | 05/06 | 16h30
“Marxismo e revolução no século XXI”
Debate com Marcello Musto e Mauro Iasi
Integrando a programação do 6° Encontro Internacional de Política Social – "Duzentos anos depois: a atualidade de Karl Marx para pensar a crise do capitalismo"
Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Av. Fernando Ferrari, 514. Goiabeiras. Vitória–ES)

Crítica sobre a obra

O blog da Boitempo publicou hoje (7/6) uma crítica sobre a obra de Musto. Intitulada "O velho Marx, de Marcello Musto: por que essa biografia merece ser lida", a resenha assinada por Lucas Parreira Álvares destaca que "o rigor de Musto, aliado à bela pesquisa que desenvolvera, nos mostra algo fundamental: que os elementos bibliográficos de Marx bem organizados podem, por vezes, contribuir mais para a tradição marxista do que uma dúzia de interpretações precoces deslocadas da vida desse grande autor. E é nesse sentido que esse olhar do marxista italiano é tão importante para nós, seus leitores". Confira aqui a íntegra do texto.

Português, Brasil